Limpeza de Pele

Limpeza de Pele – O que é?

Existem dois tipos de limpeza de pele:

  • A limpeza de pele superficial – é um procedimento estético realizado em clínicas de estética com o objetivo de remover cravos, espinhas e impurezas da pele.
  • A limpeza de pele profunda – é um procedimento que remove o milium, que são pequenos cistos salientes causados pelo acúmulo de óleo e pele nos poros.

Limpeza de Pele – Como é feita?

A limpeza de pele é feita em uma clínica por uma profissional e materiais ideais para uma limpeza realmente eficiente.

Para que a limpeza seja eficiente é necessário seguir os passos essenciais:

Passo 1 – Assepsia – A higienização da pele é feita com loções desengordurantes, a ação varia de acordo com o tipo de pele. O objetivo desse passo é remover todos os vestígios de maquiagem, cremes, cosméticos, impurezas acumuladas e oleosidade;

Passo 2 – Esfoliação – São utilizados produtos específicos com efeitos abrasivos para remover a camada mais superficial da pele, isso facilita a remoção de cravos e acnes que não esteja inflamadas. A esfoliação tem que ser feita de forma delicada, com os movimentos corretos suaves e circulares. Por esse motivo é essencial que seja feita por uma profissional.

Passo 3 – Extração – Esse passo da limpeza de pele pode durar cerca de 30 minutos, sendo o passo mais longo do tratamento. Logo após a esfoliação, é aplicado um vapor de ozônio na pele por no máximo 5 minutos, que tem a finalidade de abrir os poros e amolecer a pele. Isso facilita a drenagem manual dos cravos, espinhas e dos miliuns.

O vapor de ozônio possui um excelente efeito bactericida e fungicida dando mais eficiência no processo de limpeza de pele.

Após a aplicação do vapor de ozônio, é aplicado o vapor de água por cerca de 10 minutos. Nesse processo, a pele é coberta por uma camada fina de algodão umedecido com emoliente, e o vapor de água é aplicado sobre a camada de algodão.

Os cravos são removidos manualmente através de uma gaze médica. Esse processo deve ser feito por uma profissional para que a limpeza de pele seja eficiente e sem dor. Os miliuns são removidos através de micro agulha pois é necessário romper a casquinha que cobre o cisto para expelir a bolinha de sebo de seu interior.

As espinhas inflamadas não são extraídas, pois, pode deixar cicatrizes na pele além de aumentar a inflamação. Somente as espinhas pequenas e não inflamadas são retiradas no procedimento.

Após as remoções, a profissional utiliza um aparelho de alta frequência para atuar como anti-inflamatório nos pontos da pele que sofreram micro lesões, ajudando a cicatrizar mais rapidamente.

Passo 4 – Massagem – Em seguida, é feita massagens com movimentos suaves que auxiliam na aplicação de substâncias hidratantes e calmantes. É comum a pele ficar avermelhada após a limpeza de pele, e para reduzir a vermelhidão, são aplicadas compressas com loções calmantes e águas termais.

Passo 5 – Máscaras – Chegando no final do processo de limpeza de pele, é aplicada uma máscara calmante, com o objetivo de amenizar a vermelhidão e acelerar a recuperação. O tipo de máscara varia de acordo com o tipo de pele do paciente. O procedimento dura entre 10 a 20 minutos.

Passo 6 – Protetor Solar – O filtro solar é essencial para a proteção da pele após a limpeza. O filtro solar deve ser em forma de gel ou loção, isso evita que os poros limpos sejam obstruídos. O fator do protetor solar deve ser no mínimo 30 FPS para garantir que a pele fique realmente protegida. A pele estará muito sensível e essa proteção evitará queimaduras e manchas.

Limpeza de Pele – Cuidados após o procedimento?

A pele demora cerca de 48 horas para se recuperar após a limpeza, portanto é essencial o uso do protetor solar mencionado no passo 6 e manter a pele hidratada.

A profissional indicará todos os produtos de cuidados com a pele que podem ou não ser usados que variam de acordo com o tipo de pele.

Limpeza de Pele – Benefícios?

A limpeza de pele proporciona uma profunda remoção de cravos, espinhas e miluns e células mortas. Após a limpeza a pele fica mais macia e saudável, ajudando a manter o equilíbrio da oleosidade da pele.

Todos os tipos de pele podem receber o tratamento, e além do rosto, outras partes do corpo também podem receber o processo de limpeza de pele como colo e costas.

Limpeza de Pele – De quanto em quanto tempo preciso fazer a limpeza?

O período entre uma limpeza de pele e outra varia de acordo com o tipo de pele de cada pessoa.

  • Pele seca deve receber a limpeza de pele a cada 2 meses;
  • Pele com oleosidade média e presença de cravos deve realizar a limpeza de pele a cada 30 dias.
  • Pele com alto índice de oleosidade e grande incidência de acnes deve ser acompanhado de perto por um dermatologista que indicará com precisão qual a periodicidade que a limpeza deverá ser feita.

Limpeza de Pele – Contraindicações?

Pessoas com pele muito sensível, que costumam apresentar descamação, alergias e irritação com facilidade não devem fazer a limpeza de pele.

Pele com alta incidência de espinhas deve consultar um dermatologista que indicará o melhor tratamento para a limpeza, pois são casos específicos.

Pessoas com a pele bronzeada não deve realizar a limpeza de pele, pois a melanina está em plena atividade.

Limpeza de Pele – Clínica especializada

A limpeza de pele deve ser feita por uma clínica especializada pois utiliza produtos e equipamentos que só podem ser manipulados por profissionais qualificados.

Para mais informações ou para agendar uma limpeza de pele, por favor entre em contato pelo telefone (35) 3423-0160 ou pelo WhatsApp (35) 9 9217-0607.